Sérgio Monteiro diz que não há dinheiro para estradas

Scretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações diz que "não há dinheiro, nem do Estado, nem da União Europeia, para fazer estradas".

Os projetos autárquicos de novas vias rodoviárias "não são financiáveis, pois não têm dinheiro, nem do Estado, nem dos fundos da União Europeia", afirmou ao Expresso o secretário de Estado das Infraestruturas, Sérgio Monteiro, à margem do debate efetuado em Coimbra pelo Grupo de Trabalho das Infraestruturas de Elevado Valor Acresntado (GTIEVA).

"O financiamento dos investimentos vai passar a ter uma lógica diferente, em que os fundos da união Europeia vão passar a ser utilizados como colaterais para a obtenção de empréstimos", revelou Sérgio Monteiro.

No entanto, o secretário de Estado afirmou que "o investimento em estradas não terá financiamentos, porque deixou de ser um investimento elegível".

Ataulmente, "só há dinheiro para fazer alguma manutenção das estradas existentes, o que faz com que novos projetos rodoviários em várias autarquias não possam ser concretizados", afirmou.


Fonte: Expresso