Novos secretários de Estado já tomaram posse

Administração Interna, Justiça e Administração Públicas são as áreas onde há mudanças. Esta foi a nona alteração à composição do XIX Governo Constitucional e a sétima realizada este ano.

O Presidente da República, Cavaco Silva, já deu posse, cerca das 15h00, aos três novos secretários de Estado do XIX Governo Constitucional. Cerimónia decorreu no Palácio de Belém.

Tomaram posse José Maria Teixeira Leite Martins como secretário de Estado da Administração Pública, João Almeida como secretário de Estado da Administração Interna e António Manuel Costa Moura como secretário de Estado da Administração Patrimonial e Equipamentos do Ministério da Justiça, em substituição de Hélder Rosalino, de Filipe Lobo d'Ávila e de Fernando Santo, respectivamente.

Esta foi a nona alteração à composição do XIX Governo Constitucional e a sétima realizada este ano. O executivo PSD/CDS-PP, chefiado por Pedro Passos Coelho, é composto por 14 ministros e 41 secretários de Estado, somando, no total, 56 membros, incluindo o primeiro-ministro.

Do mais conhecido àquele com a tarefa mais difícil

Dos três novos secretários Estado, o mais conhecido é João Almeida, do CDS, que vai substituir Filipe Lobo d´Ávila na Administração Interna. Lobo d’Ávila e João Almeida já trabalharam na mesma sociedade de advogados.

Porta-voz do partido, João Almeida, que também já foi secretário-geral do CDS e presidente do clube de futebol “Os Belenenses”, tem sido uma das vozes desalinhadas com a política governamental.

Já José Maria Leite Martins vai ocupar o mais importante e mais difícil dos três cargos: secretário de Estado da Administração Pública. O seu antecessor, Hélder Rosalino, deixa vários assuntos quentes por resolver, como é o caso do regime de convergência das pensões, chumbado pelo Tribunal Constitucional.

O novo secretário de Estado Leite Martins foi assessor jurídico e chefe de gabinete do primeiro-ministro Durão Barroso. Tem uma longa carreira no Ministério para onde vai. Era, até agora, inspector-geral de Finanças, pelo que a sua ida para o Governo abre vaga um novo cargo.

Na Justiça, a mudança não é só de nome, é também de cargo. O engenheiro Fernando Santo deixa a Secretaria de Estado da Administração Patrimonial e Equipamentos do Ministério da Justiça, que passa a ser liderada pelo actual chefe de gabinete da ministra Paula Teixeira da Cruz, António da Costa Moura.

Fonte: Rádio Renascença