Orçamento da Assembleia da República para 2014 aprovado por unanimidade

O Orçamento para o funcionamento da Assembleia da República (AR) em 2014 foi esta sexta-feira aprovado na generalidade por unanimidade de todas as bancadas parlamentares.

O orçamento da AR, realçou na quinta-feira o gabinete da presidente Assunção Esteves, "concretiza um esforço de redução estrutural e sustentada da despesa".

Em missiva enviada aos jornalistas, o gabinete de Assunção Esteves lembra este orçamento da AR "é o mais baixo da última década em termos nominais, mesmo expurgado dos cortes transversais impostos por lei".

"Em 2012, a AR reduziu em 15 milhões de euros a despesa de funcionamento; em 2013, em mais 10 milhões; e em 2014 vai reduzir 6 milhões", é dito.

O Parlamento propõe-se a "responder à actual situação financeira da República, sem pôr em causa a eficácia das suas funções".

O gabinete de Assunção Esteves enaltece a "contenção de despesa que se verifica nos últimos anos com deputados e funcionários parlamentares, uma redução do valor dos vencimentos, entre 2009 e 2012, de 32% para os deputados e de 26% para os funcionários".

Fonte: Jornal de Negócios