Governo escolhe ex-economista do FMI para Autoridade da Concorrência

Álvaro Santos Almeida será o nome escolhido pelo Governo para presidir à Autoridade da Concorrência, substituindo Manuel Sebastião.

Álvaro Santos Almeida, ex-presidente da Entidade Reguladora da Saúde, deverá ser o nome escolhido pelo Governo para presidente da Autoridade da Concorrência, onde substituirá Manuel Sebastião que já terminou o mandato em Março.

A notícia é avançada esta sexta-feira, 28 de Junho, pelo jornal "Público" que garante que Álvaro Santos Almeida já recebeu parecer positivo da Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (Cresap).

Álvaro Santos Almeida é professor associado da Faculdade de Economia do Porto. É de economia e já esteve no Fundo Monetário Internacional. Também já desempenhou funções de presidente da Entidade Reguladora da Saúde.

O "Público" avança ainda que António Ferreira Gomes vai para vogal do conselho de administração da Autoridade da Concorrência. António Ferreira Gomes já conhece a casa. Foi director do departamento de concentrações de onde saiu este ano para assumir um cargo na OCDE.

Margarida Rosado da Fonseca será o outro nome de preferência do Governo para administradora, ainda que tenha recebido parecer favorável mas com reservas por parte da Cresap. É que por ter sido advogada esteve envolvida em processos de concorrência, escreve o mesmo jornal.

Manuel Sebastião, Jaime Andrez e João Espírito Santos, os três administradores da Autoridade da Concorrência, terminaram o mandato em Março e aguardam desde então a sua substituição.

Fonte: Jornal de Negócios