Segurança Social burlada em mais de três milhões de euros

PJ deteve, no âmbito da operação 'Teia Social', uma rede criminosa suspeita de ter burlado a Segurança Social de forma continuada.

A Polícia Judiciária do Norte desmantelou, hoje, no Grande Porto, um grupo de 15 suspeitos de sucessivas burlas tributárias à Segurança Social, que ascendem a três milhões de euros.

Segundo a PJ, os 11 homens e quatro mulheres, entre os quais um funcionário da Segurança Social, atuavam de forma "concertada e organizada", demonstrando plenos conhecimentos dos procedimentos de instrução e atribuição de subsídios.

Os falsos beneficiários, em número elevado, de pensões de reforma e de subsídios de desemprego e de doença fraudulentos encontravam-se inscritos na Segurança Social através de contratos de trabalho fictícios e de declarações de rendimentos forjadas.

Designada de Operação 'Teia Social', a investigação por crimes de associação criminosa, burla informática e falsidade informática, titulada pelo Ministério Público de Gaia, contou com a colaboração da Unidade de Fiscalização do Norte do Instituto de Segurança Social e dos Serviços de Inspeção Tributária das Finanças do Porto.

Os 15 detidos, com idades entre os 22 e os 60 anos, estão a ser sujeitos a interrogatório judicial.


Fonte: Expresso