Europa no vermelho de olhos postos no TC alemão

O Tribunal Constitucional alemão vai decidir sobre a constitucionalidade do programa de compra de obrigações do BCE.

O PSI 20 abriu hoje em terreno negativo e segue a perder 0,44%, em linha com as principais praças europeias que acordaram numa maré vermelha. Os investidores estão expectantes em relação ao processo de decisão do Tribunal Constitucional alemão sobre a constitucionalidade do programa de compra de obrigações do BCE.

Este programa que será discutido entre hoje a amanhã prevê a compra de dívida se um país que não consiga financiar-se a taxas razoáveis e solicite a ajuda do BCE, comprometendo-se a cumprir determinadas condições.

Neste cenário Madrid cai 1,17%, Paris 0,88%, Frankfurt 0,85% e Milão 0,83%. Ou seja, Lisboa é ainda assim das praças que menos desvaloriza na Europa.

Por cá, foram os títulos da banca que mais pressionaram Lisboa, com BES a ceder quase 2,22% para 0,704 euros, juntamente com BCP e BPI, que regrediram 1% e 2%, respectivamente. Destaque ainda para a queda do peso pesado Jerónimo Martins que perde 0,925% para 16,165 euros.

Em terreno positivo seguem a EDP que valoriza 0,22% para os 2,54 euros e a EDP Renováveis ganha 0,11% para os 3,7136 euros. A Renováveis anunciou ontem que que celebrou um contrato, com duração de 20 anos, para a venda de energia com a Indiana Michigan Power Company, uma subsidiária da American Electric Power.

Fonte: Diário Económico