Empresas conseguem baixar IRC investindo este ano

Executivo quer lançar um “gatilho de investimento” para as empresas que investirem em Portugal entre Junho e Dezembro deste ano

As empresas que investirem em Portugal entre 1 de Junho e 31 de Dezembro deste ano terão direito a um crédito fiscal que vai permitir deduzir à colecta 20% do montante investido, até ao limite de 70% da colecta anual da empresa.

No limite, este benefício fiscal vai permitir reduzir a taxa efectiva de IRC para 7,5% (ver pág. 6). A medida foi ontem apresentada com mais detalhe pelos ministros das Finanças, Vítor Gaspar e da Economia, Álvaro Santos Pereira, juntos pela primeira vez numa conferência de imprensa.

A ideia do Governo é que esta medida sirva de "gatilho do investimento ainda em 2013, superando as dúvidas que alguns investidores poderão ter, sinalizando que o investimento é agora", afirmou Vítor Gaspar. No final da linha, o Executivo de Passos Coelho pretende estimular o investimento e o emprego, "sobretudo o emprego jovem", explicou o ministro das Finanças.

Fonte: Diário Económico