Governo prepara redução do IRC de 31,5 para 20% até 2018

Entre 2014 e 2018, o IRC deverá cair para 20%, abaixo da média da UE. Em causa está o corte da taxa nominal de 25% e das derramas estadual e municipal que agravam hoje o imposto para 31,5%

A taxa de IRC poderá ser reduzida, progressivamente, de 31,5%até 20%no horizonte temporal entre 2014 e 2018, abrangendo todas as empresas com sede ou actividade em Portugal. "Omandato que foi dado à Comissão de Reforma do IRC, liderada por Lobo Xavier, é o de propor uma redução progressiva das taxas num prazo definido de forma a transformar o novo IRC num imposto fortemente competitivo a nível europeu", afirmou ao Diário Económico Paulo Núncio, escusando-se, ainda assim, a confirmar o objectivo de redução da taxa de IRC em 11,5 pontos percentuais em quatro anos.


O desenho final desta medida, considetada essencial para a promoção do investimento, ainda não está fechada, sabe o Diário Económico, continuando as análises comparativas a nível internacional, onde Portugal se posiciona acima da média europeia da taxa de IRC (23,5%), bem como a avaliação dos impactos económicos e, particularmente, orçamentais da redução da taxa.

Fonte: Diário Económico