Conferência Troika – Ano II

O IDEFF e o Instituto Europeu assinalam os dois anos da assinatura do memorando de entendimento da assistência financeira a Portugal com uma grande conferência. "Troika - Ano II" terá lugar na próxima 2ª Feira, dia 20 de Maio de 2013, a partir das 9h30, no Salão Nobre da Reitoria Universidade de Lisboa.

"Nestes dois anos, a troika, uma equipa de funcionários do Fundo Monetário Internacional e da União Europeia, conjunto de Estados livres e independentes em que Portugal se integra, continua a não prestar contas a ninguém. No decurso das suas sucessivas visitas, o Governo, que responde perante a Assembleia da República e os portugueses, explica-se e presta contas da forma como executa o programa e recebe uma avaliação da troika.

Contra essa anomalia democrática, o Professor Eduardo Paz Ferreira e um conjunto de personalidade de várias gerações, sensibilidades políticas e formações profissionais, vão avaliar a troika e olhar para o futuro de Portugal.

Durante a Conferência, será lançado o livro «Troika Ano II. Uma Avaliação de 66 Cidadãos», das Edições 70. Ao longo das suas 604 páginas, o livro oferece uma plataforma de análise qualificada e diversificada para este debate.

Entre os que nele colaboraram, figuram nomes como os de:
Adalberto Campos Fernandes, Alberto Regueira, Ana Drago, Ana Gomes, António Carlos dos Santos, André Freire, António Garcia Pereira, António Monteiro Fernandes, António Vasconcelos Tavares, Carlos Monjardino, Clotilde Celorico Palma, Emanuel dos Santos, Eduardo Marçal Grilo, Emílio Rui Vilar, Guilherme D’Oliveira Martins, Ilda Figueiredo, Jacinto Lucas Pires, João Barroso, João Bosco Mota Amaral, João Pinto e Castro, João Ricardo Catarino, Jorge Miranda, José Amado da Silva, José Reis, José Silva Lopes Luis Moita, Luis Morais, Luís Nazaré, Manuel Jacinto Nunes, Manuela Silva, Nazaré da Costa Cabral, Nuno Costa Santos, Octávio Teixeira, Paulo Pitta e Cunha, Pedro Santana Lopes, Ricardo Cabral, Rui Machete, Viriato Soromenho-Marques e Vítor Conceição Gonçalves.

Muitos deles e ainda outras personalidades da vida económica, política e jurídica portuguesa vão estar presentes na conferência, de que será oportunamente enviado programa mais detalhado.

Tenho o prazer de vos convidar a divulgar esta sessão de reflexão e análise da actualidade, aberta ao público."