Portugal disposto a pagar 5,5% para emitir a 10 anos

Portugal sonda apetite dos investidores com um preço inicial de 405 pontos base acima da taxa de referência no mercado.

Tendo em conta as cotações actuais de mercado isso significa nesta altura uma taxa de juro implícita de 5,593%, um valor acima da ‘yield' da dívida portuguesa a 10 anos no mercado secundário, que negoceia hoje nos 5,464%.

Este ponto de partida da emissão - os 405 pontos base -, foi avançado pelas agências Reuters e Bloomberg, que citam fontes próximas da operação, e poderá ser revisto em baixa se se registar forte procura.

Portugal conta colocar três mil milhões de euros nesta operação, que está a ser dirigida pelo Caixa BI, Citi, Credit Agricole, Goldman Sachs, HSBC e Societe General.

A operação é vista como um marco fundamental no regresso aos mercados, sendo que um dos principais objectivos é tornar o país elegível para o novo programa de compra de dívida do Banco Central Europeu (BCE), uma fonte de financiamento que poderá ser preciosa no período pós-troika.

A última colocação portuguesa em mercado primário a 10 anos aconteceu em Janeiro de 2011 a uma taxa média ponderada de 6,716%.

Na preparação do seu regresso aos mercados, a Irlanda arrecadou cinco mil milhões de euros a 4,15% numa emissão em que os investidores deram ordens de compra que superaram os 12 mil milhões de euros.

Fonte: Diário Económico