"Combater a desinformação." Governo admite alargar oferta da assinatura de jornais a alunos do ensino superior

Para já, o Executivo vai subsidiar a assinatura dos jornais para todos os jovens entre os 15 e os 18 anos. Em declarações à TSF, o ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, sublinha que é preciso "haver um esforço acrescido" para estimular novos hábitos na população mais jovem

O ministro dos Assuntos Parlamentares admite estender a gratuitidade da assinatura dos jornais aos maiores de 18 anos. Para já, o Governo vai subsidiar a assinatura dos jornais para todos os jovens entre os 15 e os 18 anos, mas a medida vai ser avaliada ao final de dois anos. À TSF, Pedro Duarte, afirma que se a avaliação for positiva, pode ser alargada, por exemplo, aos alunos do ensino superior.

"Designadamente para alunos do ensino superior, equacionamos essa possibilidade desde já. Felizmente, há muitas iniciativas e muitos projetos que as próprias universidades e os próprios institutos politécnicos já desenvolvem junto de determinados órgãos de comunicação social. Se nós chegarmos à conclusão de que é uma medida que tem tração junto da juventude e que está a contribuir para combatermos a desinformação e para aumentarmos a literacia mediática da nossa juventude, nós, naturalmente, vamos intensificá-la", explica à TSF Pedro Duarte.

O governante tem esperança que os jovens adiram à iniciativa. Ainda assim, sublinha que, para a medida ter efeito, é preciso estimular novos hábitos nos jovens.

"Temos muita esperança e expectativa de que esta medida possa significar que há mais consumo de jornais por parte dos nossos jovens", reforça, alertando, ainda assim, que, hoje em dia, "a proliferação de informação é de tal ordem que, por vezes, não chega oferecer as assinaturas para que os jovens passem a consumir jornais".

"Vai ter de haver um esforço acrescido, não basta dizer que ela [a assinatura] agora é gratuita. É preciso fazer mais do que isso e estimularmos na nossa sociedade hábitos de consumo de jornais e, principalmente, de acesso à informação que seja informação qualificada e credível - essa é feita através dos órgãos de comunicação social", acrescenta.

A tutela estima que mais de 400 mil jovens possam usufruir da assinatura gratuita de um jornal, uma medida que representa um investimento de quase seis milhões de euros e que deverá entrar em vigor durante o primeiro trimestre de 2025.

Fonte: TSF
Foto: Gerardo Santos / Global Imagens