Valor de referência do CSI aumenta para 630 euros mensais a partir janeiro
O Governo publicou uma portaria que atualiza o valor de referência do Complemento Solidário para Idosos (CSI) em 4,99%. Prestação passa para 630 euros mensais a partir de 1 de janeiro de 2025.
A partir de 1 de janeiro de 2025 o Complemento Solidário para Idosos (CSI) vai subir para 630 euros por mês. Os ministros das Finanças e do Trabalho publicaram uma portaria que atualiza em 4,99% este apoio, que corresponde a um aumento de 30 euros mensais.
“O valor de referência do Complemento Solidário para Idosos […] é fixado em 7.568 euros”, lê-se no diploma disponibilizado esta terça-feira em Diário da República. Em termos absolutos, o aumento equivalente a 360 euros anuais face ao valor atual.
Esta atualização representa mais um passo para o “aumento gradual do valor de referência do CSI para o valor de 820 euros em 2028”, uma das medidas emblemáticas do atual Governo para os idosos.
Logo em maio, pouco depois de ter assumido funções, o Governo publicou uma portaria que atualizava o valor de referência do CSI em 9,1%, um aumento de 50 euros mensais que elevou o apoio de 550 para 600 euros mensais, o equivalente a 7.208 euros anuais. Este aumento entrou em vigor no dia 1 de junho.
Com o novo aumento de 30 euros mensais, a prestação deverá ser revista em janeiro “em função do novo valor de referência e dos rendimentos dos beneficiários”.
Esta não foi a única mexida do Governo no CSI. Outra alteração implementada foi a eliminação do rendimento dos filhos na avaliação dos recursos dos beneficiários. Esta alteração também entrou em vigor em junho e fez com que o rendimento dos filhos deixasse de ser considerado para efeitos de “atribuição e reavaliação” da prestação do CSI.
Fonte: Eco
Foto: Nuno Ferreira Santos