Finerge e Gild notificam Concorrência do controlo conjunto de 3 eólicas
A compra pela Finerge e Guild Investments do controlo das empresas Eólica da Serra da Arada, Eólica da Cabreira e Eólica de Montemuro, controladas conjuntamente pela Guild e grupo EDF, foi notificado à Autoridade da Concorrência (AdC).
A operação de concentração, ressultante da aquisição do controlo conjunto sobre as sociedades anónimas Eólica da Arada - Empreendimentos Eólicos da Serra da Arada, Eólica da Cabreira e Eólica de Montemuro, foi notificada pela Finerge e pela Guild, e divulgada num aviso no 'site' da AdC.
Segundo o aviso, as três eólicas denominam-se em conjunto "Empresas ACM" e têm por atividade desenvolver infraestruturas, serviços e projetos no setor das energias renováveis, em particular construção e operação de parques eólicos em Portugal.
A Finerge, holding do Grupo FSI em Portugal, grupo de produção de energia renovável, junta-se nesta operação à Guild Investments Limited, holding de investimentos do grupo sedeado no Reino Unido Local Pensions Partnership Investments em ativos eólicos em Portugal.
Em dezembro do ano passado,a EDP Renováveis (EDPR) concluiu a venda ao grupo Finerge, por 450 milhões de euros, da sua participação acionista total em ativos eólicos em Espanha, um negócio comunicado ao mercado em agosto de 2020.
Na altura, o grupo, liderado por Rui Teixeira - depois de Manso Neto ter sido suspenso de funções no âmbito do 'caso EDP' - , em comunicado ao regulador do mercado de capitais (CMVM), explicou que o negócio era resultado da estratégia de rotação de ativos para rentabilizar os parques da empresa, antes de chegarem ao fim da vida útil, pretendendo acelerar investimento e crescimento.
A operação abrangeu sete parques eólicos em operação em Espanha, nomeadamente, nas regiões de Ávila e Catalunha.
Fonte: Notícias ao Minuto/Lusa
Foto: iStock