Proprietários esforçam-se por cumprir a lei mas ainda há muito a fazer
Termina esta quinta-feira o prazo para os proprietários limparem os terrenos. O Governo já prometeu bom senso mas a partir de amanhã, a GNR está autorizada a multar os proprietários.
As coimas vão desde os 280 até 120 mil euros para os proprietários que não limparem os terrenos à volta das casas, povoações ou estradas. O prazo definido na lei termina esta quinta-feira. A GNR pode avançar com as multas, avançando as autarquias com a operação de limpeza.
A repórter Liliana Costa percorreu algumas freguesias de Arcos de Valdevez, no Alto Minho, uma das zonas de intervenção prioritária, onde constatou que há um esforço por parte dos proprietários para cumprir a lei mas ainda há muito trabalho a fazer, sobretudo porque se perdeu o rasto aos donos dos terrenos.
Os mais velhos socorrem-se dos vizinhos que ainda têm força para subir ao trator, até porque as pensões não chegam para pagar a uma empresa da especialidade, muitas vezes acima do valor dos terrenos.
Subsistem ainda dúvidas sobre como proceder para cumprir as regras e muita apreensão quanto às multas pesadas que a nova lei prevê.
Há, no entanto, consenso sobre a necessidade de proceder à limpeza dos terrenos para proteger bens e pessoas em caso de incêndio florestal.
Fonte: TSF
Foto: Octavio Passos/Global Imagens