Esquadras vão passar a ter todas salas de atendimento a vítimas de violência doméstica

A medida proposta pelo Bloco de Esquerda (BE) recebeu o parecer favorável do Executivo de António Costa e vai ser integrada no Orçamento de Estado para 2018 (OE2018).

As esquadras da PSP e da GNR vão passar a ter todas postos de atendimento às vítimas de violência doméstica no próximo ano. A medida proposta pelo Bloco de Esquerda (BE) recebeu o parecer favorável do Executivo de António Costa e vai ser integrada no Orçamento do Estado para 2018 (OE2018), avança o jornal ‘Diário de Notícias’ (DN).

A proposta prevê o alargamento dos postos de apoio à vítima que, pelas contas do BE estão apenas implementados em 63% das esquadras da PSP e da GNR. “Faltam cerca de 270 esquadras e postos que não têm estas estruturas específicas de atendimento à vítima”, afirma a deputada bloquista Sandra Cunha ao ‘DN’.

“A criação das salas de atendimento à vítima pressupõe que exista uma equipa dos núcleos especiais de atendimento à vítima nas esquadras e postos e o que se pretende é que seja garantida a cobertura nacional, no ano de 2018”, explica Sandra Cunha.

Entre 2004 e 2016 foram assassinadas 454 mulheres e 526 foram vítimas de tentativa de homicídio por parte dos companheiros. O BE nota no entanto que, nos últimos anos, Portugal tem registado “significativos avanços” no combate à violência doméstica e na proteção das vítimas.

Fonte: Jornal Económico