Concertação social reúne-se com primeiro-ministro sobre fundos europeus pós-2020

Os parceiros sociais vão ser ouvidos esta terça-feira.

Os parceiros sociais vão ser ouvidos esta segunda-feira sobre os fundos europeus pós-2020. A reunião da Comissão Permanente de Concertação Social conta com a presença do primeiro-ministro, António Costa.

Ainda ontem, o chefe do Executivo português disse que o desafio para o futuro passa por transformar os últimos nove meses de crescimento económico nos primeiros de “uma década de convergência sustentada” com a União Europeia, de acordo com as declarações divulgadas pela agência Lusa.

António Costa propõe que a estratégia para o pós-2020 tenha como três “elementos fundamentais” a qualificação, a inovação e a valorização dos recursos nacionais. No entanto, considera que o Brexit tem um efeito negativo.

“Previsivelmente, haverá um impacto negativo do ponto de vista dos contribuintes, seja porque crescentemente há novas áreas e novas políticas em que a União Europeia quer reforçar a sua participação: nomeadamente no domínio da defesa, no domínio da segurança”, defende.

O governante acredita que há ainda desafios do ponto de vista social, “designadamente com as migrações e as questões colocadas pela demografia da União Europeia”.

Fonte: Jornal Económico