"Não é só uma questão de dinheiro, é a carreira dos juízes como um todo"

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses acusa o Governo de querer negociar um estatuto truncado em que não se pensam as carreiras como um todo.

É a reação da Associação às palavras da ministra da Justiça, que quarta-feira em entrevista à RTP3 afirmou que não há dinheiro para aumentos salariais para os juízes.

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses garante que "não se trata por si só de uma questão de dinheiro", mas da discussão da carreira dos juízes "como um todo". Admitindo que o que foi dito pela ministra "não é novo", Manuela Paupério acusa no entanto o Governo de "querer negociar um estatuto truncado", em que "não pensam as carreiras como um todo" e assegura que, "caso não haja alteração" em relação à posição do executivo, os juízes vão avançar para greve em outubro.

Manuela Paupério explica que nas negociações entre a Associação Sindical e a tutela "não foram sequer discutidos outros pontos por causa do impacto orçamental", situação que "condiciona" os juízes, que permanecem anos na carreira, sem que a sua situação seja alterada.

Fonte: TSF