Ministra afasta aumento de salários a juízes

Francisca Van Dunem diz que não há ainda condições para dar os aumentos salariais que os juízes reclamam e que estão na origem da convocação de uma greve para outubro.

"Neste momento, o Governo não tem condições para satisfazer as pretensões dos senhores magistrados, por mais justas que elas sejam", disse Francisca Van Dunem numa entrevista à RTP.

A ministra da Justiça explica que, após o congelamento de escalões que nos últimos anos "atingiu toda a administração pública", a política de reposição de rendimentos do Governo é faseada.

"Aquilo que vai haver de descongelamento ao nível da progressão dos escalões vai abranger em primeiro lugar as carreiras que não tiveram promoções e só a seguir é que serão contempladas as carreiras que tiveram promoções", disse a governante.

Francisca Van Dunem sublinhou ainda que a questão salarial é a única exceção no acordo obtido sobre o estatuto dos juízes: "Tivemos acordo em todas as dimensões do estatuto", referiu na entrevista à RTP.

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses decidiu avançar para uma greve nos primeiros dias de outubro, coincidindo com as eleições autárquicas do dia 01.

Também o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público pondera a hipótese de uma paralisação, alegando que o estatuto apresentado pelo Ministério da Justiça é desequilibrado.

Fonte: Diário de Notícias