Ministra da Justiça admite encurtar cursos dos magistrados

Na entrevista TSF/ DN, a ministra Francisca Van Dunem afirmou que "para ter mais magistrados formados, admite cursos com menor duração.

A ministra da justiça explica que assim seria possível ter mais juízes prontos mais rapidamente.

Francisca Van Dunem quer acreditar que em dois anos possa ter todos os meios necessários para a justiça. "A formação de magistrados são três anos e é possível encurtar a formação, em contextos de crise isto é possível, no sentido de ter mais magistrados o mais rapidamente possível"

Na entrevista TSF/DN, Francisca Van Dunem também diz que se tivesse dinheiro sem restrições apostava nas novas tecnologias para os tribunais.

"Se me fossem dados meios ilimitados, a minha grande prioridade era investir na modernização. Não tem havido investimento ao nível da organização das secretarias e da literacia do ponto de vista das novas tecnologias. Vai ser preciso, apesar de termos libertado bastante papel e de termos criados novos sistemas, continuamos a viver com o papel ao lado".

A ministra da Justiça diz que o "desejável é a justiça célere, mas é preciso ter em conta as garantias do processo equitativo e que pressupõem prazos para os direitos da defesa serem exercidos. Os prazos são meramente indicativos e o que pretendo é ter todos os meios para que estes prazos sejam cumpridos o mais possível".

Fonte: TSF