Fisco quer ter acesso a todas as contas bancárias. Comissão diz que é ilegal.

Mesmo que não seja suspeito ou acusado de qualquer delito fiscal, as Finanças poderão vir a ter informação acerca do seu saldo bancário.

O Governo quer que o Fisco passe a ter acesso às contas bancárias de todos os cidadãos, já a partir de 2017, mesmo que estes não sejam suspeitos ou culpados de qualquer delito fiscal. No entanto, a Comissão Nacional de Proteção de Dados considera que, a concretizar-se, esta intenção será ilegal, avança hoje o Jornal de Notícias.

De acordo com esta publicação, a Comissão de Proteção de Dados entende que o anteprojeto do Governo "abala decisivamente o sigilo bancário em relação ao Estado" e vai contra uma decisão do Tribunal de Justiça Europeu que, em 2014, considerou "desnecessário e excessivo" o tratamento de dados pessoais que abranja todas as pessoas.

Para o organismo, a intenção do Governo traduzir-se-ia numa "violação clara" do n.º2 do artigo 18.º da Constituição e o facto de ser informação útil para evitar a evasão fiscal não justifica a devassa da vida privada.

Fonte: Diário de Notícias
Foto: Mário Cruz