SEF: Inspetores apontam falha de segurança no aeroporto e pedem mais meios

O Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do SEF considera que a invasão da pista no aeroporto no sábado por cidadãos argelinos foi uma falha de segurança.

O Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SCIF) espera que o incidente de sábado no aeroporto de Lisboa sirva para melhorar as falhas de segurança existentes.

No sábado à noite, quatro argelinos forçaram o acesso à pista do aeroporto através de uma porta de emergência. A ministra da Administração Interna garante que não houve falhas de segurança e que os protocolos foram cumpridos, mas o SCIF diz que "a evidência dos factos demonstra que há uma falha".

O presidente do sindicato diz que tem sido anunciado um reforço dos meios de segurança, "mas não vemos esse reforço materializado". Para Acácio Pereira, uma das maiores necessidades é o aumento de efetivos.

O representante do SCIF diz que foi seguido o protocolo, mas que este caso mostra que são necessárias mais medidas. Acácio Pereira explica que quando o desembarque dos aviões acontece na pista, os passageiros são transportados de autocarro até uma porta de acesso da área internacional e a partir daí deixam de ser acompanhados por funcionários. O presidente do sindicato lembra que não foi a primeira vez que aconteceu uma invasão de pista e, por isso, defende um aumento dos meios de monitorização e vigilância para evitar que estas situações se repitam.

Acácio Pereira diz que foi já pedida uma reunião à ministra da Administração Interna, onde este será um dos assuntos a ser discutido. O presidente do SCIF espera que o encontro aconteça o mais brevemente possível, de preferência ainda durante este mês de agosto.

Fonte: TSF
Foto: Steven Governo