SEF: Falta de inspetores sem solução imediata

A ministra da Administração Interna reconhece uma "carência de efetivos" no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Mas, por agora, apenas promete 90 novos inspetores no médio prazo.

Numa conferência organizada por um dos sindicatos do SEF, Constança Urbano de Sousa disse apenas que, nos próximos dias, vai iniciar-se a formação de 45 novos inspetores e o mesmo vai acontecer no ano que vem.

A ministra da Administração Interna reconhece que "é do domínio público que o SEF tem uma carência de efetivos", mas o problema não tem solução fácil. Constança Urbano de Sousa diz que está para "iniciar-se um novo curso com 45 novos inspetores" e, em breve, haverá outro, com outros 45.

A governante promete "todos os esforços" para tentar resolver o problema, mas, por enquanto, prefere enaltecer "a qualidade e o profissionalismo de todos", que permitem "minorar algumas carências".

Respostas de Constança Urbano de Sousa, na conferência "A Europa e os refugiados - riscos e oportunidades", organizada pelo Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do SEF, depois de o sindicato ter pedido 300 novos inspetores para responder a todas as necessidades.


Fonte: TSF