Ministra ordena auditoria aos sistemas de segurança de todas as prisões do país

Isabel Leitão, subdiretora Geral da DGRSP, substititui Rui Abrunhosa Gonçalves, que se demitiu do cargo. Rita Júdice diz que fuga é de uma gravidade extrema que não se pode desculpar. E fala em "cadeia sucessiva de erros e falhas muito graves, grosseiras, inaceitáveis".

Ministra ordena auditoria aos sistemas de segurança das prisões de todo o país
"Aceitei o pedido de demissão apresentado pelo Senhor Diretor-Geral da DGRSP e pelo Subdiretor Geral com o pelouro dos EP. Assumirá funções, em regime de substituição, a Dra. Isabel Leitão, até aqui subdiretora Geral da DGRSP.

Mandatei a Inspeção-Geral dos Serviços de Justiça para dar início urgente a uma auditoria aos sistemas de segurança de todos os 49 estabelecimentos prisionais do país. Temos de ter confiança nos equipamentos, nos sistemas de segurança e de vigilância. O Senhor Inspetor-Geral, aqui ao meu lado, compromete-se a entregar o resultado dessa auditoria até ao final do ano.

Decidi também ordenar uma “auditoria de gestão” ao sistema prisional, que avalie a organização e afetação de recursos da DGRSP e de todos os Estabelecimentos Prisionais do país. Esta auditoria, necessariamente mais demorada, vai ajudar-nos na tomada de decisões para uma melhor utilização de recursos e para efetuarmos as mudanças que se imponham.Aguardo o desfecho de outras investigações em curso e do processo de auditoria que está a ser levado a cabo pelo Serviço de Auditoria e Inspeção, da DGRSP, cujo trabalho deverá estar concluído dentro de um mês.Não hesitarei em dar impulso aos processos disciplinares ou penais que se revelem necessários.

Fonte: Diário de Notícias
Foto: Gerardo Santos