Costa e o balanço da governação: "Foram oito anos em que tivemos de enfrentar múltiplas crises"

O primeiro-ministro cessante faz o balanço dos oito anos em que esteve à frente do Governo.

António Costa fez esta quarta-feira um balanço dos oito anos em que esteve à frente do Governo, numa altura em que faltam poucos dias até à tomada de posse de Luís Montenegro como o novo primeiro-ministro, marcada para 2 de abril.

"Foram oito anos em que tivemos de enfrentar múltiplas crises e resolver essas múltilplas crises", começou por dizer António Costa, referindo-se, por exemplo, à crise financeira. "Oito anos volvidos, podemos dizer que, felizmente, temos um sistema financeiro estabilizado", disse.

"Mantivemos uma trajetória constante de melhoria das contas públicas", explicou Costa, indicando que se passou de uma "situação por défice excessivo, em 2015, para uma situação de saldo positivo, em 2023", apesar de, considerou, não ter sido um percurso fácil, salientou.

Costa referiu-se depois a outra crise que o país, e o mundo, atravessou, provocada pela covid-19. "Já conseguimos recuperar do impacto da pandemia nas nossas contas públicas e fechamos 2023 com um saldo positivo no orçamento".

O primeiro-ministro cessante falou também "da grande crise, dramática, teve a ver com os incêndios florestais, em 2027". Falou na resposta que foi dada depois, referindo-se às medidas de prevenção, no ãmbito do combate dos incêndios florestais, referindo a melhoria na redução da área ardida.

As declarações do primeiro-ministro cessante acontecem na véspera do seu sucessor apresentar ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a constituição do novo Governo, na sequência dos resultados das eleições legislativas de 10 de março, ganhas pela Aliança Democrática (AD).

A pasta de transição pública do XXIII Governo Constitucional é um dos temas abordados na conferência de imprensa.

Fonte: Diário de Notícias
Foto: Álvaro Isidoro / Global Imagens