Governo "pré-aprova" Orçamento, mas versão final aguarda "negociações" com PS
A proposta final “aguarda apenas o desenrolar das negociações em curso com o Partido Socialista”.
Num curto comunicado, o Governo dá conta que “o Orçamento do Estado para 2025 foi pré-aprovado” na reunião de conselho de ministros, e a proposta final “aguarda apenas o desenrolar das negociações em curso com o Partido Socialista”.
O documento vai dar entrada na Assembleia da República na próxima quinta-feira, dia 10 de outubro, data-limite para a entrega do Orçamento. A três dias da data, as negociações com o PS ainda não têm fumo branco.
Na sexta-feira, Pedro Nuno Santos apresentou uma contraproposta à “proposta irrecusável” de Luís Montenegro, com a linha vermelha a centrar-se na descida do IRC. O socialista apresentou duas soluções, que passavam pelo regresso do Crédito Fiscal ao Investimento, intenção já afastada pelo Governo.
Perspetiva-se que, nos próximos dias, os dois protagonistas voltem a sentar-se à mesa para novas aproximações que viabilizem o Orçamento. Luís Montenegro, depois da última reunião com Pedro Nuno Santos, admitiu “aprimorar” a proposta depois de uma resposta socialista.
Fonte: TSF
Foto: Tiago Petinga/Lusa