SIBS foi alvo de buscas pela Autoridade da Concorrência em janeiro

A notícia é avançada pelo "Observador". Munida de mandado judicial, a entidade reguladora fez buscas nas instalações da gestora da rede Multibanco no início do ano por "indícios fortes de práticas anticoncorrenciais"

A Autoridade da Concorrência fez buscas nas instalações da gestora da rede Multibanco em janeiro deste ano, com mandado judicial, devido a "indícios fortes de práticas anticoncorrenciais", escreve o Observador em artigo publicado esta segunda-feira. Contactada pelo Expresso, a Concorrência diz que "não se pronuncia sobre essa matéria".

Citando fontes "com conhecimento do processo", o jornal avança que as buscas foram efetuadas em janeiro, mês de início do segundo confinamento, que terá deixado o edifício da SIBS com poucas pessoas. O fim da investigação, que pode resultar na abertura de um processo de contra-ordenação, não está para breve, adianta o jornal.

A SIBS tem sido um alvo de críticas da entidade liderada por Margarida Matos Rosa pelas suas alegadas práticas anticoncorrenciais, com destaque para o processo de adjudicação do IVAucher, programa que permitirá o rebate posterior do IVA despendido em restauração, alojamento e cultura.

Além de ter pressionado o Governo para a abertura de um concurso, o regulador suspeitou que os critérios de escolha da entidade que iria executar o projeto tinham sido desenhados à medida para o consórcio que gere a rede Multibanco, excluindo eventuais interessados como a Mastercard e a Revolut. A empresa islandesa Saltpay, dona da solução de pagamentos Pagaqui, acabou por ser a adjudicatária.

Fonte: Expresso